quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Escalonamento no Windows XP

Por Jones Henrique e Luiz Valério

Escalonamento de Processos

O escalonamento de processos ou agendador de tarefa é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos, como os de I/O Bound e os computacionalmente intensivos.

O escalonador de processos de 2 níveis escolhe o processo que tem mais prioridade e menos tempo e coloca-o na memória principal, ficando os outros alocados em disco; com essa execução o processador evita ficar ocioso.

Escalonamento no Windows XP

O Windows XP é um sistema operacional gráfico de 32bits, multitarefa preenptiva e plug and play que aproveita melhor os recursos das máquinas de 386 para cima.

Multitarefa é a capacidade que o Windows tem de executar vários processos (aplicativos) ao mesmo tempo. Existem dois modos de Multitarefa: a multitarefa preemptiva que é utilizada por aplicativos de 32 bits baseados em Windows 95 e a multitarefa cooperativa que é utilizada por aplicativos de 16 bits baseados em Windows 3.1.

Em um sistema Multitarefa preemptivo, cada encadeamento é executado durante um tempo determinado ou até que outro encadeamento de prioridade maior esteja pronto para ser executado. Como o agendamento é controlado pelo sistema operacional sem a cooperação do aplicativo, torna-se mais difícil para um programa ou encadeamento monopolizar o processador. Para impedir que encadeamentos de processos diferentes tenham acesso a um recursos que não podem ser compartilhados (como uma porta serial), o programa pode definir semáforos (sinalizadores especiais utilizados pelo programa) para bloquear este recurso até que ele termine de ser utilizado. No Windows XP, programas do MS-DOS e de 32 bits baseados no Windows são Multitarefa Preemptiva.

Em sistema Multitarefa cooperativos (também denominados não-apropriativos), um encadeamento é executado até que voluntariamente abandone o processador. O programa determina quando o encadeamento pára a execução. No Windows XP, programas de 16 bits baseados no Windows são Multitarefa de modo cooperativo, entre si. Todos os programas de 16bits baseados no Windows, juntos, são tratados como uma única tarefa para o Multitarefa Preemptivo. Este processo Multitarefa híbrido é necessário para manter a compatibilidade com programas de 16 bits baseados no Windows que controlam sua própria execução.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Gostaria de saber se existe algum aplicativo para simular o escalonamento?

      Excluir
  2. O post da equipe acabou ficando melhor que o trabalho apresentado em sala!
    Melhor assim, né?

    ResponderExcluir